DECO PROTeste Casa - 5 lugares visitar silves
Paulo de Oliveira/DECO PROTeste

Silves: 5 sítios para visitar na cidade algarvia

A sul de Portugal, descubra Silves, a cidade que conjuga a beleza natural com a herança histórica. Visite os cinco lugares de paragem obrigatória.

 

O tom avermelhado da sua herança árabe, contrastante com o branco das casas algarvias, faz da cidade de Silves um lugar acolhedor e historicamente muito rico. O passado e o presente unem-se, abraçados pela serra, para lhe dar a conhecer uma das maravilhosas cidades do Algarve.

Visite Silves e aproveite para desfrutar do pôr-do-sol, que enche a cidade de luz. Conheça, ainda, os cinco sítios que não pode deixar de visitar na cidade.

1. Quinta Pedagógica de Silves

Localizada a cerca de oito quilómetros do cemitério de Silves, a Quinta Pedagógica é uma das atrações da cidade. É um espaço agradável que faz a delícia de miúdos e graúdos. Passeie e conheça os vários animais que habitam na quinta. Javalis, gamos, raposas, ginetas, perdizes, pavões, galinhas-do-mato e animais típicos de quinta, como vacas ou ovelhas, por exemplo, são algumas das espécies de fauna que pode encontrar.

2. Castelo

No topo da colina de Silves, visite o castelo da cidade. Com uma vista privilegiada sobre a cidade, é um dos maiores e mais bem conservados castelos do Algarve. O tom avermelhado das muralhas, feitas de grés de Silves (material feito a partir de argila), quando beijado pelo pôr-do-sol, pinta a cidade com cores mágicas.

Nas muralhas do castelo é visível a presença avermelhada de grés de Silves (imagem: iStock)
 

O local onde se encontra o castelo foi ocupado desde a Idade do Ferro. Os árabes permaneceram na cidade durante quase cinco séculos. D. Sancho I, em 1189, foi o monarca que conquistou, pela primeira vez, Silves aos árabes, merecendo um estátua à entrada do castelo.

Na zona norte do castelo, pode ver uma cisterna retangular, que abastecia de água grande parte da cidade.

3. Sé

Ligeiramente abaixo do castelo, encontra a Sé de Silves. Começou a ser construída entre os séculos XIII e XIV, mas a sua construção prolongou-se por mais de 100 anos, sendo retomada várias vezes devido a sismos e ao grande terramoto de 1755.

A catedral é caracterizada, à semelhança do castelo, pelo tom avermelhado, devido ao grés com que foi feita, e tem influência de vários estilos, nomeadamente o gótico e o barroco. As naves interiores atingem os 18 metros de altura.

4. Museu Municipal de Arqueologia

É neste museu que o passado e o presente se encontram. Encostado a uma das muralhas da cidade, este local guarda os principais espólios arqueológicos do concelho de Silves.

Poço-cisterna localizado no Museu Municipal de Arqueologia (imagem: Paulo de Oliveira/DECO PROTeste)
 

Faça uma visita ao Museu Municipal de Arqueologia e aprecie a vasta coleção de cerâmica muçulmana recolhida nas escavações efetuadas no castelo.

Um dos destaques do museu é um poço-cisterna árabe do século XII, que, desde já, foi a descoberta que espoletou a ideia de desenvolver este núcleo museológico.

5. Centro de Interpretação do Património Islâmico

A herança árabe é uma das relíquias que a cidade de Silves tem para oferecer. O Centro de Interpretação do Património Islâmico, atualmente a funcionar como posto de turismo, foi outrora o local onde se realizavam os banhos públicos árabes, normalmente situados junto das mesquitas ou da entrada da medina.

O centro está dividido em três áreas: património arquitetónico, sistemas de captação, armazenamento e utilização da água e, por último, a área da poesia. Fascine-se com a presença islâmica nesta região algarvia.

Outros destinos: descubra as maravilhas escondidas nas cidades de Lisboa, Peniche, EstremozÉvoraFaro e Funchal.

Veja, ainda, na PROTESTE CASA, os apartamentos, estúdios, moradias e terrenos em Silves, para comprar ou arrendar.

 

Explore mais destinos no Alentejo e Algarve, através do guia prático da DECO PROTeste