https://deco.casafaricrm.com/ContentFiles/6875/1667430922_0.jpg?quality=80&mode=crop

Altere a sensação de espaço em casa com a cor

As cores podem mudar completamente a perceção espacial das divisões da sua casa. Saiba como.

Graças às características da nossa visão, podemos, dentro de certos limites, transformar os espaços interiores, recorrendo a algumas técnicas. As cores e os revestimentos escolhidos para as paredes e os tetos podem alterar, de forma significativa, a perceção que temos sobre a dimensão das divisões da casa. Os próprios materiais e a decoração ajudam a compor a perceção de espaço que deseja para a sua habitação. 

Truques para alterar a perceção espacial em casa

A pintura das paredes permite alongar, estreitar, alargar e encurtar os espaços. Mas não só. A sensação da altura do teto também pode ser influenciada pela cor aplicada. Por exemplo, cores claras tendem a tornar os espaços mais amplos e altos, cores escuras tornam-nos mais estreitos e baixos.

Divisões pequenas

Há algumas técnicas que pode utilizar para tornar uma divisão pequena, aparentemente, maior. As paredes deverão ser pintadas com cores claras, sem revestimentos com motivos grandes, algo que diminui a superfície. A mesma técnica deve ser utilizada para as portas.

Um grande espelho, estrategicamente colocado, aumentará, através dos reflexos, o volume dessa divisão, aumentando também, a claridade. O pavimento deverá ser composto por uma única e grande superfície de cor clara. Evite demasiados tapetes que dividam o espaço. 

Divisões estreitas e compridas

Deverá jogar com duas superfícies: a superfície que desejar “recuar” poderá ser pintada num tom frio e muito claro (por exemplo, verde-água, azul-claro ou branco). Para este efeito, poderá também colocar um espelho numa das paredes. A superfície que quiser “aproximar” deverá ser pintada num tom muito carregado ou numa cor-sombra (verde-escuro, azul-escuro, laranja ou castanho).

Estas técnicas são especialmente importantes para os corredores que, normalmente, parecem estreitos. A combinação certa de cores, as linhas horizontais ou os espelhos permitem dar-lhes um aspeto mais agradável.

Tetos baixos

A sensação de compressão produzida por tetos baixos pode ser suavizada se pintar as paredes com uma cor-sombra e o teto num tom claro ou branco. Por outro lado, se pintar o teto num tom escuro, a sensação de “esmagamento” será maior.

Para aumentar a sensação de altura, as paredes devem ser pintadas num único tom, embora a utilização de linhas verticais também possam ser uma ajuda. A mesma sensação de altura pode ser obtida através da combinação de um pavimento e de um teto de cores claras.

Outra forma de maximizar a altura de uma divisão é aplicar os cortinados desde o teto, o que dará a sensação de uma sala mais ampla.

Tetos altos

Um corredor alto e comprido, por exemplo, pode tomar proporções mais agradáveis se as paredes forem pintadas com um tom claro e o teto com uma cor carregada, o que levará a que este último pareça mais baixo. Linhas horizontais também proporcionam uma sensação de alongamento e levam a que o teto pareça mais baixo, pelo que pode, por exemplo, aplicar papel de parede com estas características. Já as linhas verticais dão uma impressão de altura e tornam a divisão mais estreita.

Um pavimento escuro também ajuda a atenuar a sensação de altura.

Por fim, pode ainda reduzir a altura através de um teto falso de gesso cartonado. Tetos falsos, totais ou parciais, ajudam a definir o espaço. Podem, por exemplo, criar um espaço para refeições mais íntimo, delimitando essa zona.