DECO PROTeste Casa - cuidados acender lareira
iStock

Como acender lareiras: cuidados a ter

Já está com vontade de acender a lareira? Saiba como fazê-lo em segurança, evitando situações de risco. Siga as sete dicas. 

 

Os dias frios estão a chegar e, com eles, vem também a necessidade de se aninhar no sofá com o conforto que uma lareira lhe dá. No entanto, não se esqueça de que deve ter alguns cuidados. 

Conheça os sete conselhos para manter uma lareira acesa em segurança.

Ainda não tem lareira? Saiba como instalar uma em casa

1. Limpe antes de usar

Antes de acender a lareira, remova as cinzas e os restos de madeira queimada que ficaram da última vez que a utilizou. Assim, estará a garantir que está tudo devidamente apagado, evitando situações perigosas de possíveis reacendimentos.  

2. Deixe os objetos de decoração a uma distância segura

Os tarolos de madeiras podem, por vezes, rolar para fora da braseira (espaço onde se produz a combustão), contribuindo para que algumas fagulhas saltem, sendo projetadas a metros de distância. Deve, assim, certificar-se de que os móveis, as cortinas, os tapetes ou outros elementos de decoração estão a uma distância de segurança das chamas e das brasas.  

3. Evite atiçar o fogo com roupas inapropriadas

Sempre que for acender uma lareira ou fazer a manutenção da chama, proteja-se devidamente. Assim, evite a utilização de roupas demasiado largas ou facilmente inflamáveis.

4. Utilize uma grelha de proteção

É preciso bastante cuidado quando se está a controlar a chama de uma lareira. Para garantir uma maior segurança e evitar situações perigosas, coloque uma grelha de proteção em frente à lareira. Geralmente, são fáceis de montar e transportar. 

É ideal para casas com crianças ou animais.  

5. Ventile a sala onde está a lareira acesa 

As brasas libertam monóxido de carbono, que é um componente tóxico para a saúde. Deve, assim, evitar manter a lareira acesa em salas fechadas. Garanta a ventilação suficiente do espaço, de forma a promover a renovação do ar. 

Abra, por exemplo, a porta da divisão. 

6. Vigie a chama da lareira 

Mantenha a lareira acesa sob vigilância de um adulto responsável. Eduque, ainda, as crianças da família a não se aproximarem desta fonte de calor, explicando-lhes os perigos que essa aproximação pode acarretar.  

7. Faça manutenções à sua lareira 

Para o seu bom funcionamento, é importante fazer manutenções periódicas à lareira. Verifique se o sistema de extração do ar quente e do fumo está a funcionar adequadamente. Por vezes, é também necessário proceder à limpeza da chaminé, que vai acumulando resíduos que dificultam a libertação do fumo.  

Se não se sente habilitado para tal, contacte um profissional da área.  

Saiba como manter a temperatura e os níveis de humidade ideais em sua casa.