https://deco.casafaricrm.com/ContentFiles/6926/1673616444_-1.jpg?quality=80&mode=crop

Dicas para remover papel de parede

O papel de parede cansou-o ou quer redecorar a casa. Como remover o papel decorativo mais facilmente?

À partida, remover o papel decorativo das paredes é simples, especialmente se o tiver aplicado de acordo com as boas práticas de colocação.

Se preparou adequadamente a superfície, deixando-a sem bolhas, sem manchas e sem imperfeições, tudo correrá de feição.

Material necessário para remover o papel de parede

Para começar, reúna as seguintes ferramentas:

  • raspador;
  • detergente para a loiça;
  • esponja ou pincel largo;
  • máquina a vapor;
  • x-ato;
  • rolo de furar;
  • produto especial para retirar papel;
  • betume;
  • espátula;
  • lixa;
  • escadote (opcional).

Com o material necessário à mão e o espaço desimpedido para os trabalhos, avance para a remoção do papel.

Quando tudo corre bem

São raros os casos em que é aconselhável retirar o papel a seco com um raspador, por isso, comece por dissolver a cola antiga. O papel de parede fino sai facilmente com água quente e uma boa dose de detergente para loiça. Aplique a solução com uma esponja ou um pincel largo.

Deixe a água penetrar no papel entre cinco e 20 minutos, consoante a espessura e impermeabilidade do papel. Se o papel não se soltar, repita a operação.

Humedeça várias zonas ao mesmo tempo e, após o período de espera, volte ao ponto de partida para retirar o papel húmido.

Um desafio um pouco maior

Quando o trabalho é um pouco mais difícil, por exemplo, quando o papel foi pintado ou existem várias camadas, o melhor é usar um produto especial para descolar papel.

Dilua o produto em água, de acordo com as indicações do fabricante.

Uma opção mais tecnológica

Em alternativa, pode descolar o papel com vapor, usando uma máquina própria. Mantenha a placa durante dez segundos contra a parede. Em seguida, retire o papel nesse local com um raspador. Enquanto retira o papel numa zona, aplique a placa noutro ponto da parede.

Dica para remover papel mais teimoso

Se o papel se rasgar ao mínimo puxão, soltando-se em pequenas tiras irregulares, corte uma quadrícula com um x-ato e arranque quadrado a quadrado.

Equipamento para retirar papel pintado ou de vinil

Quando o papel foi pintado, poderá não deixar passar a água ou o vapor. Para o efeito, aquele deve ser previamente perfurado, por exemplo, com um rolo de furar ou um furador especial. Estes dispositivos permitem tirar várias camadas de papel de uma só vez.

Atenção: é desaconselhado fazer cortes com a ponta de uma faca, porque pode estragar a parede. Por outro lado, raspar o papel com uma lixa de grão grosso ou com uma escova de metal provocaria demasiado pó.

Também pode usar o rolo de furar em papel lavável ou de vinil, já que, tal como o papel pintado, estes não deixam passar a água. Em geral, não haverá necessidade de utilizar o rolo de furar na camada interior, mas, se quiser acelerar a remoção, pode utilizá-lo.

Acabamentos

Após retirar o papel, lave o estuque com água quente e um pano limpo para eliminar os últimos vestígios de cola.

Em seguida, utilize uma espátula para tapar buracos e fendas com betume. Lixe e limpe o pó. Por fim, deixe secar a parede.

Depois de seca, pode voltar a colocar papel ou pintar a parede a seu gosto.

RELACIONADOS

Conteúdos relacionados

Ver mais

Simuladores relacionados