DECO PROTeste Casa - ferias poupar estadia trocar casa couchsurfing
iStock

Férias: saiba como viajar e poupar na estadia

O dinheiro que gasta em estadia impossibilita-o de viajar? Poupe com opções baratas e enriquecedoras. Conheça o trocar de casa e o couchsurfing.

 

Tem o sonho de aproveitar as férias para conhecer países novos, mas os preços dos hotéis impedem-no de ir? Existem formas de descobrir o mundo sem pagar uma fortuna por um quarto.

Conheça os dois conceitos que revolucionaram a forma como organiza as suas viagens.

Trocar de casa

A troca de casa consiste em ir de férias para casa de alguém, em qualquer canto do mundo, enquanto essa pessoa ocupa a sua casa durante o mesmo período.

São muitas as modalidades de troca previstas, sendo até possível enviar os seus filhos como hóspedes para outra família e, em troca, hospedar os filhos dessa família.

Existem algumas plataformas que tornam possíveis estas trocas, de forma honesta e fidedigna. A TrocaCasa, por exemplo, é líder mundial em troca de casas. Os associados pagam uma quota anual e podem colocar a sua casa à disposição para troca com outros sócios durante períodos mais ou menos longos.

Outra plataforma conhecida é a Home Exchange, que lhe garante viagens e trocas tranquilas.

Este modo de viajar tem a vantagem de conhecer lugares menos famosos e turísticos. Aventure-se pelo mundo através destas plataformas. É uma ótima forma de poupar em estadia durante as férias.

Couchsurfing

Se está a visitar uma cidade ou até a fazer um mochilão pelo mundo, o couchsurfing pode ser a solução para si. E só precisa de três coisas: gostar de conhecer pessoas novas, adaptar-se com facilidade e inscrever-se na plataforma.

O couchsurfing é uma forma de ficar hospedado gratuitamente numa cidade. Os membros oferecem alojamento na sua própria casa a viajantes que procurem alguém que os acolha. Apesar de a reserva ser gratuita, espera-se que o hóspede retribua, ajudando com tarefas domésticas ou pagando algumas despesas.

É um modo de viajar simpático e económico, capaz de colocar pessoas de todo o mundo em contacto. Está pronto para conhecer, por exemplo, Paris e dormir no sofá de um parisiense? Até lhe permite conhecer as cidades do ponto de vista de quem lá vive. No entanto, requer perspicácia da parte do viajante, porque aventuras assim comportam riscos.

Inscreva-se na plataforma e não se esqueça de completar ao máximo o seu perfil. Quanto mais completo e pormenorizado for, mais fácil será encontrar alguém disposto a acolhê-lo.

Quando for de férias, leve a saúde atrás. Veja os conselhos que a DECO PROTeste tem para lhe dar.