https://deco.casafaricrm.com/ContentFiles/6909/1671714930_0.jpg?quality=80&mode=crop

7 dicas para limpar a cozinha a fundo

Escolhemos sete áreas da cozinha para limpar: uma em cada dia da semana.

A cozinha é um local propício ao desenvolvimento de germes e bactérias. As bancadas e o chão devem ser limpos diariamente, mas, semanalmente ou quinzenalmente, é necessária uma intervenção mais profunda.

Sugerimos que distribua as limpezas pelos dias de semana: deste modo, a tarefa torna-se menos penosa e a cozinha acaba por estar sempre limpa.

1. Frigorífico

O interior do frigorífico deve ser limpo regularmente com uma solução de bicarbonato de sódio (elimina cheiros) e seco com um pano macio. Lave as prateleiras e outros acessórios com água quente e detergente para a loiça. Enxague e seque cuidadosamente, antes de voltar a pô-los no lugar. Limpe as juntas da porta para remover sujidade ou mofo e seque-as com um pano macio. Limpe o exterior com água morna e detergente.

Se sentir odores no frigorífico, desligue-o, retire todos os alimentos e lave o interior várias vezes com a solução de bicarbonato de sódio. Deixe arejar.

2. Congelador e arca frigorífica

Quanto ao congelador ou arca frigorífica deve descongelá-los sempre que o gelo atinja uma espessura de 5 milímetros. Marque a data e, dias antes, reduza ao máximo os víveres para não desperdiçar. No dia da limpeza, desligue-o da tomada e passe os alimentos restantes para o frigorífico. Deixe a porta aberta e vá recolhendo a água com toalhas. Ajude com uma espátula de madeira ou plástico. Seque o interior e passe em seguida com um pano embebido numa solução de vinagre branco ou de bicarbonato de sódio e volte a secar.

Uma ou duas vezes por ano, afaste os equipamentos da parede, aspire a grelha traseira e limpe-a com um pano húmido. Para o exterior do equipamento e para as juntas utilize água e um pouco de sabão. Polvilhe com pó de talco.

3. Exaustor

O exaustor tem de manter-se limpo para ser mais eficiente. Siga as instruções de limpeza do fabricante. Desligue-o da corrente elétrica, lave a grelha em água e detergente para loiça (pode ficar meia hora submersa num produto desengordurante). Seque-o com papel de cozinha ou um pano.

Limpe o interior do exaustor com um pano húmido embebido em água e um produto desengordurante. Se necessário, use uma escova de cabeça redonda ou um escovilhão. Se o aparelho for utilizado todos os dias em cozinhados com gordura, é aconselhável lavar ou substituir os filtros uma vez por mês

4. Fogão e placas de encastrar

Mantenha o fogão limpo passando com regularidade um pano húmido embebido em detergente para a loiça ou num produto desengordurante.

As manchas difíceis das superfícies em alumínio saem facilmente com um detergente abrasivo ou com pó de pedra. Qualquer que seja o tipo de placa de fogão, a superfície pode ficar menos baça se, na limpeza final, utilizar detergente limpa-vidros e um pano de microfibras.

5. Forno

Limpe o forno e a porta após cada utilização com um pano húmido ou uma esponja e detergente de loiça ou desengordurante. Enquanto ainda está morno, faça movimentos circulares.

Também os tabuleiros e grelhas devem ser lavados após cada utilização. Deixe um desengordurante atuar 30 minutos e ponha na máquina. Para deixar os tabuleiros brilhantes, passe com papel de cozinha embebido em óleo.

Se o forno tem sujidade mais persistente, queimada e incrustada utilize limpa-fornos.

6. Lava-loiça

Após lavar a loiça, enxague o lava-loiça com água quente, elimine eventuais resíduos e seque-o. Mantenha o ralo sempre limpo (use um escovilhão de lavar garrafas). Uma vez por semana, deite um pouco de lixívia no ralo, deixe atuar alguns minutos e enxague com água. Use mensalmente detergente com elevada concentração de enzimas para limpeza de canalizações. Atua mais lentamente do que os químicos, mas não é perigoso nem para pessoas nem para o ambiente.

Além dos processos mecânicos (ventosa ou arame) pode eliminar gorduras deitando uma chávena de sal e uma de bicarbonato de sódio no ralo e despejando de seguida um litro de água a ferver.

Os desentupidores líquidos à base de ácidos inorgânicos são mais eficazes, mas podem danificar canalizações, lavatórios, ralos, juntas.

7. Micro-ondas

Sempre que ocorrer um derrame, limpe de imediato, para evitar resíduos queimados. Se surgirem odores, ponha no seu interior um recipiente de água com 15 mililitros de sumo de limão e ligue-o durante, no máximo, um minuto. Retire o recipiente e limpe de imediato o interior do forno com um pano, aproveitando a condensação entretanto formada.

No final de qualquer destas tarefas, lave o chão com água e detergente para o efeito.

RELACIONADOS

Conteúdos relacionados

Ver mais

Simuladores relacionados