https://deco.casafaricrm.com/ContentFiles/6931/1674212602_0.jpg?quality=80&mode=crop

Como pendurar um quadro ou um espelho

A sua casa ficará mais acolhedora, e as paredes mais equilibradas, se as decorar com alguns elementos, como quadros, molduras ou espelhos.

Se não tem prática em pendurar quadros, saiba que não é difícil, desde que siga alguns passos básicos. Isso basta para alcançar um resultado perfeito e à prova de acidentes.

Já no que toca a espelhos, a técnica é semelhante, desde que tenham moldura. Sem ela, terá de optar por outros métodos, incluindo colar o espelho à parede.

Como pendurar um quadro

Para pendurar um quadro, reúna antecipadamente o seguinte material:

  • lápis;
  • fita métrica;
  • berbequim;
  • escápula de aço ou gancho de cobre ou plástico e pregos de aço;
  • camarões e corda ou fio de pesca;
  • bucha e camarão aberto ou pregos “amigos”;
  • nível de bolha de ar.

1.    Observe

Antes de pegar nas ferramentas, observe o espaço e o quadro. Escolha o tipo de parafuso e bucha adequados ao peso da sua obra de arte e ao tipo de parede (madeira, gesso, betão). Se o quadro for leve, pode utilizar os pregos vulgarmente denominados “amigos do senhorio”, ou sistemas que dispensam furar a parede (calhas, ganchos). Evite usar fita adesiva se pretende que o quadro se mantenha no sítio por muito tempo.

2.    Meça

O centro do quadro deve estar a cerca de 1,60 m do chão para que fique alinhado com os olhos das pessoas de estatura média. Utilize uma fita métrica e assinale levemente na parede o local do centro do quadro. Meça a altura do quadro e divida por dois. Em seguida, assinale na parede essa altura. Desconte a distância entre o topo e o suporte do quadro.

Para centrá-lo com outros elementos, lembre-se de fazer o mesmo na horizontal, em relação a outros quadros ou, por exemplo, ombreiras de portas.

Se colocar os quadros nas paredes acima dos móveis, conte com 25 centímetros de distância entre a base do quadro e a superfície.

3.    Fixe o prego ou o parafuso

Se o reboco estiver em bom estado, pode cravar uma escápula de aço ou fixar um gancho de cobre com um ou dois pregos de aço. No entanto, se o quadro for pesado, o melhor é usar uma bucha e um camarão aberto. Faça um furo um pouco mais profundo do que o comprimento da bucha. O diâmetro do furo deve ser igual ao diâmetro exterior da bucha. Pode ainda fixar dois camarões fechados de ambos os lados da moldura e pendurar o quadro com uma corda sólida ou fio de pesca, de modo a repartir melhor a carga.

4.    Ajuste

Ajuste a posição do quadro com o auxílio de um nível de bolha. E já está.

5.    Ilumine

Use focos de luz para destacar as obras mais significativas.  

Como pendurar um espelho na parede

Certifique-se de que tem o seguinte material antes de começar o trabalho:

  • ganchos de fixação;
  • nível de bolha de ar;
  • lápis;
  • berbequim;
  • buchas;
  • pregos/parafusos;
  • cola de montagem especial.

Espelhos com moldura

Os espelhos com moldura podem ser pendurados utilizando o mesmo método dos quadros.

Espelhos leves, sem moldura

Os espelhos leves, sem moldura, podem fixar-se com ganchos especiais. Lembre-se de ter em conta a altura de quem vai usar o espelho.

Servindo-se de um nível de bolha de ar, trace uma linha fina para alinhar a parte inferior do espelho. Monte os ganchos de fixação inferiores, depois de ter feito os furos e inserido as buchas.

Coloque o espelho nestes ganchos e mantenha-o para marcar a posição dos ganchos de cima. Fixe-os do mesmo modo que os ganchos de baixo e insira o espelho.

Colar um espelho na parede

Pode optar por colar o espelho na parede, desde que seja pequeno e leve e a parede seja suficientemente lisa. Use uma cola de montagem adequada que não danifique a camada prateada que reveste o verso do espelho.

Ponha cola na parte traseira do espelho e fixe-o à parede. Por vezes, é necessário retirar o espelho e aplicar novamente cola para conseguir uma boa fixação.

Pode ser útil pregar dois pregos pequenos por baixo do espelho até a cola secar completamente.