DECO PROTeste Casa - peniche 8 sitios visitar
iStock

Peniche: 8 sítios para visitar na península

Peniche é uma janela aberta para o oceano. História, cultura e paisagens naturais fazem parte do leque de pérolas da região. Conheça os oito lugares que não pode deixar de visitar.

 

Terra de pescadores e surfistas, Peniche é uma das penínsulas mais famosas de Portugal. Situada na zona oeste do país, é dona de uma beleza natural inigualável. Fica a 90 quilómetros de Lisboa e promete fazer as delícias dos amantes do mar.

Veja, na PROTESTE CASA, os apartamentos, estúdios, moradias e terrenos em Peniche, para arrendar ou comprar.

Viaje até Peniche e conheça os oito sítios de paragem obrigatória na região.

1. Berlengas

O arquipélago das Berlengas situa-se a dez quilómetros a oeste de Peniche e apenas é acessível através de barco. É constituído por três grupos de ilhéus (a Berlenga Grande, as Estrelas e os Farilhões). Foi imposto um limite ao número de pessoas permitido diariamente na ilha, de forma a promover a conservação do sítio.

Existe um percurso pedonal até à Fortaleza de São João Batista (imagem: Alexandra Lemos/DECO PROTeste).
 

Banhadas por águas cristalinas e tranquilas, as Berlengas são casa de grutas semisubmersas, escavadas pela força do mar. Viaje de bote e visite estas maravilhas naturais.

Pode subir, ainda, ao farol, que tem uma torre de 29 metros de altura. E conheça também a imponente Fortaleza de São João Batista, cuja sua construção antecede ao século XVII.

As Berlengas são porto de abrigo de várias espécies endémicas de flora e o local ideal para várias aves marinhas fazerem os seus ninhos.

2. Fortaleza de Peniche

A fortaleza é um dos marcos mais emblemáticos de Peniche. Devido aos constantes ataques de corsários ao Porto de Peniche, D. Manuel I mandou construir um castelo-fortaleza no local. No entanto, a obra só ficou pronta no reinado de D. Sebastião, em 1570.

A sua cor amarela é uma das particularidades da fortaleza de Peniche (imagem: iStock)
 

Durante o Estado Novo, era utilizada como prisão política para aqueles que se opunham ao regime salazarista. Álvaro Cunhal, antigo líder do Partido Comunista Português, foi uma das personalidades detidas no local.

Instalado nesta fortaleza está o Museu Nacional Resistência e Liberdade, que é um acervo que conta com anos de história: desde a repressão na ditadura até à Guerra Colonial, passando pelo 25 de Abril de 1974 e o Regime Democrático.

3. Igreja de São Pedro

Passeie pelo centro histórico de Peniche e encontre a Igreja de São Pedro. É um edifício do fim do século XVI e apresenta uma capela-mor com talha dourada e pinturas setecentistas, que relatam a vida do santo padroeiro.

É considerada a igreja mais imponente do concelho.

4. Porto de Pesca

A pesca foi, durante muitos anos, a principal atividade económica do concelho. O porto de Peniche era mesmo um dos principais portos de pesca portugueses. Situado na costa sul da península de Peniche, é o palco diário das viagens das traineiras, cheias de carapaus e sardinhas.

Todos os anos, o forte do porto de pesca assiste ao desfile noturno de barcos enfeitados, em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem (festa mais popular de Peniche).

5. Museu da Renda de Bilros

Este museu é dedicado à arte tradicional de fazer rendas de Bilros. Com origem no século XVII, eram feitas à porta de casa pelas mulheres dos pescadores, com o intuito de obterem um rendimento extra.

Os bilros são rendilhados em cima de almofadas cilíndricas e são considerados um dos ex-libris da região.

6. Cabo Carvoeiro

No extremo ocidental da península de Peniche, deslumbre-se com a paisagem que o Cabo Carvoeiro tem para lhe oferecer. É o segundo cabo mais a oeste da Europa e acolhe um farol construído em 1790.

O Cabo Carvoeiro embeleza a paisagem da zona oeste de Portugal (imagem: iStock)
 

Conhecido pelas rochas pontiagudas, que o mar e a erosão esculpiram, o Cabo Carvoeiro é o miradouro ideal para avistar as Berlengas.

7. Capela da Nossa Senhora dos Remédios

A caminho do Cabo Carvoeiro, faça uma paragem na Capela da Nossa Senhora dos Remédios. Trata-se de uma pequena ermida revestida a azulejos do século XVIII. É um local de devoção muito frequentado por crentes, principalmente em outubro (mês de comemorações religiosas na região).

Reza a lenda que a imagem de Nossa Senhora terá sido encontrada, no século XII, numa pequena caverna, situada no local onde hoje se ergue a capela.

8. Praia dos Supertubos

A praia do Medão Grande, mais conhecida por praia dos Supertubos, situa-se a sul do porto de pesca de Peniche e a cerca de três quilómetros do centro da cidade.

Atualmente, é um dos cartões de visita de Peniche. A praia dos Supertubos é o principal ponto de encontro dos surfistas do concelho. As suas ondas tubulares e rápidas são conhecidas em todo o mundo.

Desde 2009 que é palco de uma das etapas da World Surf League, acolhendo os surfistas mais conceituados do circuito internacional.

Se quer descansar, enquanto é beijado por um dos melhores pores-do-sol da costa portuguesa, descalce os sapatos e vá à praia dos Supertubos.

Outros destinos: conheça as maravilhas escondidas nas cidades de Lisboa, EstremozÉvoraFaro e Funchal.

Descubra o que o centro de Portugal tem para lhe oferecer na nova edição do guia prático da DECO PROTESTE.