https://deco.casafaricrm.com/ContentFiles/6899/1670419924_0.jpg?quality=80&mode=crop

Prepare a parede antes de aplicar papel decorativo

Vai remodelar a sala ou o quarto e pretende aplicar papel de parede? Antes de o fazer, conheça os cuidados a ter.

Para a aplicação do papel de parede ficar bem feita, é preciso preparar adequadamente a superfície onde será instalado. Além de permitir que fique sem bolhas, sem manchas e sem imperfeições, quando decidir removê-lo, a correta preparação da parede tornará o processo mais simples.

Material necessário para preparar a parede

Comece por reunir o material necessário para a tarefa:

  • Betume
  • Espátula
  • Lixa
  • Cola para papel de parede ou primário
  • Escadote (opcional)

Com o material necessário à mão e o espaço desimpedido para os trabalhos, avance para a preparação da parede.

Tenha em conta que o papel de parede não é adequado a todas as superfícies, como azulejos da casa-de-banho, pois a humidade irá provocar a deterioração precoce da cobertura. Poderá sempre selá-lo com verniz específico.

8 dicas para uma boa aplicação do papel de parede

1.  Paredes secas

Se a sua casa for nova ou recentemente remodelada, deixe secar bem as paredes estucadas de fresco. Necessitará de aguardar três a seis meses antes de aplicar o papel.

2.  Paredes lisas

Em qualquer parede, existe sempre alguma imperfeição que pode afetar a colocação do papel. Tape os buracos e as fendas com betume para que a superfície fique lisa. Não deixe ficar para trás materiais soltos ou fita cola. 

Sabia que... O papel de parede foi criado na China, em 200 a. C. Era um elemento decorativo rudimentar, totalmente branco produzido com papel de arroz.

3.  Paredes porosas

Uma parede porosa absorve a humidade da cola demasiado depressa. Isto impede que o papel tenha tempo para se fixar. Antes de aplicar o papel, aplique uma camada fina de cola ou de primário.

Se a parede for de fraca qualidade ou o papel escolhido demasiado fino, poderá optar por aplicar previamente um papel de revestimento.

4.  Tinta nas paredes

Nas paredes pintadas com tinta látex ou acrílica, ainda em bom estado, pode colocar o papel sem preparação. Mas, se a tinta for brilhante, deverá lixar as paredes para garantir uma melhor aderência do papel.

5.  Lavar as paredes

As paredes devem estar lavadas. Para o efeito, utilize água e detergente. Deve ainda trabalhar de baixo para cima, evitando os rastos deixados pela água que escorre se começar pelo topo.

6.  Eliminar problemas

O papel de parede não serve para dissimular defeitos ou problemas das paredes. Por exemplo, se houver humidade, precisa eliminar antecipadamente a causa do problema e deixar as paredes secar.

7.  Aplicar primário em paredes sujas

Se as paredes ou tetos tiverem sujidade persistente deve antecipadamente aplicar primário (e deixar secar). É o caso de manchas de fuligem e outras. Se não aplicar o primário, corre o risco de ver aparecer manchas desagradáveis também no papel.

8.  Aplicar primário em placas de gesso

As placas de gesso devem ser pintadas com um primário adequado, uma ou duas demãos. O objetivo é tornar a superfície menos porosa. Além disso, evita estragar as paredes quando remover o papel com água e sabão ou com uma máquina de vapor.

Seja prático e organizado

Lembre-se ainda, antes de começar, de desviar o mobiliário para otimizar o tempo e aceder com mais facilidade a todos os recantos da parede.

Vista roupa pela qual não tem muito amor. Acredite que vai acontecer algum imprevisto e, se a roupa não for velha ou adequada para o trabalho de bricolagem, poderá arrepender-se.

A preparação da parede antes da aplicação do papel evita problemas estéticos como a descolagem ou o aparecimento de manchas e, quando o papel deixar de lhe agradar, será mais fácil removê-lo.

RELACIONADOS

Conteúdos relacionados

Ver mais

Simuladores relacionados