DECO PROTeste Casa - intermediario de credito

Intermediário de crédito: 3 razões para contratar

Pretende contratar um crédito à habitação, mas não quer contactar todos os bancos para poder comparar propostas? Os intermediários fazem isso por si.

 

Se procura um crédito para comprar casa, ou qualquer outro tipo de empréstimo, deve comparar as propostas de vários bancos. Pode fazê-lo deslocando-se aos balcões, ou utilizando os simuladores online que a maioria das instituições de crédito disponibiliza.

Mas e se não tiver tempo para fazer esta comparação? Ou não tiver a certeza de qual é a proposta mais favorável para si? Nesse caso, o intermediário de crédito pode ser uma ajuda.

De acordo com o Banco de Portugal, os intermediários não estão autorizados a conceder crédito, só podem fazer a ponte entre quem procura e quem oferece. Também estão impedidos de intervir na comercialização de outros produtos ou serviços bancários (depósitos a prazo, serviços de pagamento, etc.), ou seja, têm de limitar a sua atividade à intermediação de crédito.

Existem três categorias de intermediários de crédito: vinculados, a título acessório e não vinculados. Cada intermediário só pode exercer atividade numa categoria.

Saiba mais: Intermediários de crédito: o que são?

Quer saber quais são as vantagens de recorrer a este serviço? Veja a seguir.

1. Empréstimo mais vantajoso

Ao recolherem várias propostas de crédito à habitação, os intermediários de crédito conseguem melhores condições contratuais para os seus clientes, como spreads e taxa anual de encargos efetiva global (TAEG) mais baixos.

2. Poupança de tempo

Como não tem de contactar os bancos para pedir propostas, pois o intermediário de crédito faz isso por si, poupa tempo e até o dinheiro das deslocações. O processo também se torna mais rápido, uma vez que o profissional sabe de antemão o que é necessário para fazer o pedido de empréstimo.

3. Apoio no processo

O processo de aprovação de um crédito à habitação pode ser complexo sem a devida orientação. O intermediário pode esclarecer todas as suas dúvidas.

Cuidados a ter ao contratar um intermediário de crédito

O acesso à atividade de intermediação de crédito depende de autorização e registo junto do Banco de Portugal. Verifique se o profissional ou a empresa a que pretende recorrer consta nas listas de entidades habilitadas antes de avançar nos contactos.

Ao escolher uma proposta de empréstimo, peça sempre a ficha de informação normalizada europeia (FINE). Aqui encontrará todos os detalhes do crédito. Procure a informação sobre o intermediário, pois tem de estar discriminada no início da FINE. Se lhe negarem este documento, ou não lhe fornecerem toda a informação pré-contratual, desconfie.

A PROTESTE CASA recomenda que recorra ao serviço de intermediação da PROTESTE CRÉDITO. Por ser um intermediário de crédito vinculado, este serviço não tem custos para o consumidor, pois a remuneração do intermediário provém dos acordos de vinculação com as instituições que concedem o crédito.